Wednesday, March 28

pois é.... e há uma comissão pra fazer comichão à coisa.... fingir...



"Um "negócio" surreal

A história trágico-financeira-política do BPN atravessa dois governos e é assustadoramente surreal (ou talvez antes neo-abjeccionista): "nacionalizado" por um Governo PS, isto é, nacionalizadas as suas dívidas, a maior parte resultante de trafulhices, e detido o seu guru-mor, Oliveira Costa, enquanto os demais responsáveis continuam a andar por aí de cabeça despudoradamente erguida e como se não fosse nada com eles, coube a um Governo PSD/CDS "privatizá-lo" de novo.

Os jornais publicaram há dias a notícia de um grupo norte- -americano que se disporia a dar 600 milhões pelo BPN. Parece que, apesar de repetidas tentativas, nunca conseguiu chegar à fala com o Governo. E o Governo, não tendo melhor oferta, acabou por vendê-lo a um banco, o BIC, de Isabel dos Santos, filha de Eduardo dos Santos, e de Américo Amorim, pela módica quantia de 40 milhões de euros.

Entraram, pois, 40 milhões nas contas do Estado? Não: saíram (mais) 600 milhões, pois o Governo PSD/CDS comprometeu-se, para que o BIC fizesse o favor de "comprar" o BPN por 40 milhões, a dar-lhe... 600 milhões. Parece que para o "viabilizar". E ainda a emprestar- -lhe outros 300 milhões a 0% de juros. E a ficar com o encargo de metade dos seus trabalhadores.

Não foi um negócio da China, foi um negócio de pôr os olhos em bico. E, como em negócios assim há sempre um otário, adivinhe o leitor a que bolsos irão parar os seus subsídios de férias e de Natal."

7 comments:

mfc said...

A frase "negócio da china", vai manter-se a par da nóvel "negócio à santos"!!

Piotr Kropotkine said...

dos Santos ...peço perdão mas temos de ser precisos ... "À Dos Santos".... tem mais monarquia ...

mfc said...

Peço desculpa pela familiaridade que não me ficou bem!
As minhas desculpas à família "dos Santos"!

Anonymous said...

a que por mais areia na vaselina, que a actual é pouca! o zé povinho tem os esfincteres tão fodidos que nem saindo-lhe do lombo ou como se diz em bom portugues, à padrada lá vai!


madrid versão Jorge Jesus

monko said...

são ao todo 6.600 milhões

e-ko said...

já aqui o diççe uma vez: o milhor é emigrarmus todus, que cafiquem os banqueiros, o gubernu e sus muchachus pra receber a troika... de 3 em 3 meses... e que lhes deem os 13º e 14º meses de mão beijada... de mim, num levam mainada!...

os banqueiros anarquistas modernos!...

Kim Zé said...

Já não fui a tempo de licitar o banco...bastava solicitar uns milhoezécos exclusivamente para evitar o colapso ou mesmo pânico do senhores que vendem colchões...nunca na vida pensaria pedir a esmolinha para depois usá-los como pagamento. Isto já quase parece uma coisa de Bárbaro, até lhes pagam para guardar os valores...cum catano as oportunidades estão mesmo sempre aí.